Notícias portlet

2° Fórum das Instituições dos Quadros Nacionais de Qualificações em África

Decorreu de 5 a 6 de Setembro, no Hotel Alvalade - Luanda, os trabalhos técnicos dos Delegados e Peritos do Projecto ACQF II, onde abordam temas relacionado ao Quadro Continental Africano de Qualificações (ACQF).

Decorreu de 5 a 6 de Setembro, no Hotel Alvalade - Luanda, os trabalhos técnicos dos Delegados e Peritos do Projecto ACQF II, onde abordam temas relacionado ao Quadro Continental Africano de Qualificações (ACQF).

A Ministra de Estado para Área Social, Dra. Maria do Rosário Bragança, proferiu o Discurso de Abertura do 2° Fórum das Instituições dos Quadros Nacionais de Qualificações

A ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, afirmou que o Executivo tem implementado políticas importantes para proporcionar uma maior oferta de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Maria do Rosário Bragança falava durante a abertura da Conferência Internacional dos Quadros Nacionais de Qualificações, que Angola acolheu, pela primeira vez, em parceria com o Projecto do Quadro Continental Africano de Qualificação.

A ministra de Estado destacou a Estratégia Continental da Educação para África (CESA-25), que orienta criar quadros nacionais e regionais de qualificações para facilitar a criação de múltiplas vias para a aquisição de aptidões, competências, assim como a mobilidade no subsector, e desenvolver um quadro continental de qualificações, vinculado às qualificações regionais e aos quadros nacionais, de modo a facilitar a integração regional e a mobilidade dos graduados.

Sobre os progressos significativos, a governante destacou o apoio não só de outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), mas também do continente europeu, alguns dos quais com mais de duas décadas de desenvolvimento e consolidação de quadros de qualificação.

A ministra de Estado assinalou positivamente a consagração do Programa de Consolidação do Sistema Nacional de Qualificações, dando ênfase ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.

Maria do Rosário Bragança esclareceu que o PDN define vários indicadores de resultados, assim como a disseminação dos principais instrumentos do Sistema Nacional de Qualificações, nomeadamente o Quadro, Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, a criação de um mecanismo de registo e disponibilização das qualificações, elaboração e implementação de qualificações profissionais com relevância ao sector económico.

No  âmbito dos indicadores de resultados do Programa de Consolidação do Sistema Nacional de Qualificações do país, a  ministra de Estado destacou, também, o reconhecimento de diplomas e certificados de formação obtidos em outros países, assim como a acreditação dos cursos e certificação das instituições de formação nacionais.

Realçou que inclui, ainda, a implementação do sistema de garantia da qualidade nas instituições do Ensino Secundário, Técnico-Profissional e de Formação Profissional, visando assegurar a transparência, comparabilidade e reconhecimento das qualificações adquiridas.

Segundo Maria do Rosário Bragança, a obtenção destes resultados concorre para o desenvolvimento socioeconómico do país, com impacto no progresso do continente africano, que deve continuar a prosperar como consequência de uma comprometida aposta dos Estados na educação e formação dos jovens.

A título de exemplo, a ministra de Estado fez referência da criação do Decreto Presidencial, em 2022, do Instituto Nacional de Qualificações (INQ), sob tutela do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), coadjuvado pelo Ministério da Educação. 

Falou também da aprovação em 2022, do Decreto Presidencial do Regime Jurídico do Sistema Nacional de Qualificações, que contempla o Quadro Nacional de Qualificações de Angola, com dez níveis de qualificações, dos quais seis correspondem ao Ensino Secundário, Técnico-Profissional e à Formação Profissional, e quatro ao Ensino Superior.

Em relação a transformação digital e a inovação que ajustam o presente e o futuro da humanidade, a ministra de Estado para a Área Social sublinhou que com a formação de quadros qualificados da nova geração, se torna mais urgente a inovação, por serem questões que moldam o presente e o futuro da humanidade. 

Para a ministra de Estado, a Conferência, que teve como tema “Quadros Nacionais de Qualificações de Nova Geração, Inovação, Desafios e Perspectivas”, representa uma plataforma estratégica de objectivos para a transformação de aspirações em realidade. “Espero que contribuam para o alargamento dos compromissos dos países africanos, colocando no centro das suas prioridades o progresso das camadas sociais mais activas”, augurou.

Maria do Rosário Bragança defende ser urgente a implementação de políticas de desenvolvimento do capital humano, destacando-se, entre estas, o Programa de Estabelecimento do Sistema Nacional de Qualificações, que tem sido desenvolvido em estreito alinhamento com o Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), financiado pela União Europeia.

Jornada de Formação sobre Quadros Nacionais de Qualificações e suas componentes

A Jornada visou capacitar Quadros do INQ, outros intervenientes do *Sistema Nacional de Qualificações de Angola e o público em geral.

5M7A8375.JPG

O Instituto Nacional de Qualificações , em parceria com o Projecto ACQF II, realizou, nos dias 3 a 4 do mês em curso, uma jornada de formação, em matérias sobre os Quadros Nacionais de Qualificações e suas componentes.

A Jornada visou capacitar Quadros do INQ, outros intervenientes do *Sistema Nacional de Qualificações de Angola e o público em geral.

CaféCIPRA 14ª Edição | Ministra Teresa Rodrigues Dias Destaca Esforços para o Reconhecimento Internacional das Qualificações e Formação de Capital Humano no País e nas Melhores Universidades do Mundo

Durante a sua intervenção, a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dra. Teresa Rodrigues Dias, ressaltou o papel crucial do Instituto Nacional de Qualificações (INQ), um órgão sob a supervisão do Ministério, na reestruturação do Catálogo Nacional de Qualificações. Com o apoio da União Europeia, este esforço visa garantir que as qualificações profissionais oferecidas em Angola sejam reconhecidas não apenas localmente, mas também internacionalmente.

A Ministra sublinhou que o trabalho realizado pelo INQ é fundamental para a formação de famílias profissionais devidamente estruturadas, permitindo que as áreas de competência sejam claramente referenciadas. "Estamos a trabalhar de forma gradual e estruturada para garantir que as nossas qualificações tenham o mesmo valor e reconhecimento que as de outros países", afirmou.

A visão é que, no futuro próximo, os profissionais formados em Angola possam exercer as suas competências com a mesma dignidade e reconhecimento que os seus pares em qualquer parte do mundo. "O nosso ensino tem de ser reconhecido internamente, ao nível das regiões e também internacionalmente. Este é o nosso grande desafio", acrescentou a Ministra.

Com este trabalho avançado, espera-se que, em breve, os técnicos formados em Angola possam ter os seus certificados reconhecidos e valorizados tanto dentro como fora do país, proporcionando-lhes as mesmas oportunidades de trabalho e crescimento profissional que os trabalhadores de outras nações.

O INQ, alinhado com esta missão, continuará a dedicar-se à melhoria e ao reconhecimento das qualificações, contribuindo para o fortalecimento do mercado de trabalho angolano e a sua inserção competitiva no contexto global.

INQ Realiza Seminário para Disseminar o Sistema Nacional de Qualificações - SNQ

No dia 31 de maio de 2024, às 9 horas, o Instituto Nacional de Qualificações (INQ) promoveu um importante Seminário de Disseminação do Sistema Nacional de Qualificações. O evento ocorreu no auditório 1, piso S, do Edifício Sede do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

O seminário foi presidido por sua Excelência, o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Dr. Pedro Filipe. A presença do Dr. Pedro Filipe sublinhou a importância do evento, que teve como público-alvo os responsáveis das direções e órgãos superintendidos do MAPTSS, representantes do Ministério da Educação (INFQE e INADE), associações empresariais, entidades empregadoras, representantes da sociedade civil e outros intervenientes do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).

Durante o evento, foram abordados temas cruciais para o desenvolvimento do SNQ, incluindo:

  • As principais atribuições, desafios e perspectivas do Instituto Nacional de Qualificações.
  • Disseminação do Sistema Nacional de Qualificações e seus instrumentos.
  • Apresentação dos processos de digitalização do Sistema Nacional de Qualificações.

Formação Sobre Sistema de Acompanhamento e Garantia da Qualidade do Ensino Secundário Técnico-Profissional e Formação Profissional

Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, realizou-se uma ação de formação focada no Sistema de Acompanhamento e Garantia de Qualidade do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola, no âmbito do projeto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP). Ministrada por professores do ISCTE-IUL, a formação envolveu técnicos do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (INQ e INEFOP) e do Ministério da Educação (INFQE, GEPE e INADE).

Os técnicos do Instituto Nacional de Qualificações (INQ) tiveram um papel de destaque durante a formação, demonstrando comprometimento e dedicação ao aprimoramento do sistema de qualificação em Angola. Durante a semana, os participantes, incluindo os técnicos do INQ, participaram de sessões dedicadas à identificação de fontes de informação e à simulação da elaboração do Relatório Anual do Sistema de Acompanhamento e Garantia de Qualidade (SAGQ). Este relatório é essencial para a monitorização do sistema de formação profissional no país.

A sessão de encerramento contou com a entrega de certificados aos participantes e discursos de figuras-chave, como a Dra. Edgarda Sacramento Neto (Diretora Geral do INQ), Dr. Isaías João (Diretor Geral Adjunto do INQ), Dr. Alexandre Rosa (Coordenador do RETFOP) e o Professor Luís Capucha (ISCTE-IUL).

Delegação Angolana Visita Instituições Portuguesas no Âmbito do Projecto RETFOP

No âmbito do Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), financiado pela União Europeia, uma delegação angolana deslocou-se a Lisboa, Portugal, de 11 a 18 de maio do ano em curso. A delegação, composta por representantes do Instituto Nacional de Qualificações (INQ), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE) e Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE), foi chefiada pelo Diretor Geral Adjunto do INQ, Dr. Isaías João.

O Diretor Geral Adjunto do INQ, Dr. Isaías João, juntamente com os técnicos do INQ, desempenhou um papel crucial na missão, cujo objetivo foi conhecer instituições congéneres do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) e do Sistema Nacional de Educação e Formação Profissional em Portugal. Esta visita promoveu a troca de experiências e conhecimentos, visando contribuir para o desenvolvimento e implementação exitosa do Sistema Nacional de Qualificações de Angola.

Entre as instituições visitadas, destacam-se:

  • Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)
  • Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA)
  • Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (IEFP) - Serviços Centrais
  • Escola de Comércio de Lisboa
  • Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) - Lisboa

A troca de experiências com estas instituições é fundamental para fortalecer o sistema educativo e de qualificação profissional de Angola. A liderança do Diretor Geral Adjunto do INQ e o empenho dos técnicos do INQ foram essenciais para alinhar as práticas angolanas com os padrões internacionais, assegurando uma formação de qualidade para os profissionais angolanos.

Seminário De Disseminação Do Sistema Nacional De Qualificações

O inq realizará nos dias 5, 7, 13, 19 e 22 de Março do corrente ano seminários de disseminação do sistema nacional de qualificações – SNQ e apresentação do programa para implementação das qualificações profissionais elaboradas.

A iniciativa visa divulgar e capacitar os participantes sobre o Sistema Nacional de Qualificações e seus instrumentos, bem como apresentar o programa para a implementação das qualificações profissionais já elaboradas, tendo como público-alvo, responsáveis, gestores e formadores de centros tutelados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), responsáveis de Instituições ligadas ao Ensino Técnico e Formação Profissionais, representante do RETFOP e outras individualidades.

Conselhos Técnicos Sectoriais

Elaboração de 9 qualificações profissionais de dupla certificação.

No âmbito das suas atribuições, o Instituto Nacional de Qualificações - INQ, em parceria com o Projecto Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional - RETFOP, no que concerne à transferência de metodologia de elaboração das qualificações profissionais, elaborou nos meses de Novembro e Dezembro de 2023, 9 qualificações profissionais de Dupla Certificação, consideradas prioritárias para o mercado de trabalho e que se encontram disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais.